Conheça Sete Remédios Naturais Para Dores Nas Articulações

Remédios Naturais

As dores nas articulações são caracterizadas por uma inflamação que pode causar dores severas e, em casos mais severos, até a deformação de membros, a artrite é um problema que afeta cerca de 1,5{061dd90141ff1ed7d0d9cd4bcf96fe49a8c6d51a13db3fbd41d2f56d9e40128d} da população brasileira, segundo dados da SBED (Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor). As vítimas do problema, claro, perdem qualidade de vida e, muitas vezes, enfrentam dificuldades para realizar as tarefas mais simples. Então, reunimos os 8 melhores remédios naturais para ajudar com as suas dores nas articulações.

1 – Pasta de cúrcuma (açafrão-da-terra)  

Misture 1 colher (chá) de cúrcuma com 1 colher (sopa) de gengibre ralado. Acrescente água para fazer uma pasta, aplique-a a um pano limpo e use como compressa sobre a articulação afetada. Outra maneira de aproveitar os poderes anti-inflamatórios da cúrcuma é adicionar 1 colher (sopa) dessa planta a 1 xícara de leite morno antes de dormir.

O conteúdo de gordura do leite ajuda a transportar os compostos ativos (curcuminoides) da cúrcuma. Acrescente 1 colher (chá) de mel para favorecer um sono tranquilo. Além disso, a cúrcuma também é um remédio natural que pode prevenir o câncer de estômago, segundo estudos.

2 – Remédios naturais para dores nas articulações: Óleo de eucalipto

O óleo de eucalipto tem propriedades anti-inflamatórias e analgésicas. Não só ajuda a aliviar a inflamação, como também alivia a dor associada a condições como artrite reumatoide, osteoartrite e até mesmo lesões musculares. Um estudo realizado na Coreia do Sul em 2013, descobriu que a inalação de óleo de eucalipto foi eficaz na ajuda da redução da dor.

Misture 8 a 10 gotas de óleo de eucalipto com aproximadamente a mesma quantidade de óleo de hortelã. Adicione a essa mistura de 3 a 5 colheres de chá de qualquer óleo transportador (ou óleo base), como o azeite ou óleo de moringa. Recomenda-se especialmente esse último, já que é um anti-inflamatório poderoso. Esfregue esse composto em suas articulações doloridas e sentirá um alívio instantâneo e refrescante.

Remédios naturais

3 – Remédios naturais para dores nas articulações: Pomada de pimenta chile

As chiles contêm capsaicina, que pode bloquear sinais de dor e liberar endorfinas, hormônios relacionados à sensação de alegria. Polvilhe 1/2 colher (chá) de chile em pó (ou de pimenta-de-caiena) em 250 ml de azeite de oliva morno. Então, massageie em torno das articulações afetadas usando luvas de borracha. Nunca aplique sobre lesões na pele, mantenha longe dos olhos e enxágue bem quando terminar.

Outra opção é ferver em fogo brando 1 colher (sopa) de pimenta-de-caiena em 500 ml de vinagre de maçã por 10 minutos. Espere esfriar e depois mergulhe um pano limpo na solução. Em seguida aplique como compressa nas articulações que estão doendo.

4 – Remédios naturais para dores nas articulações: Canela para diminuir

A canela contém um composto chamado cinamaldeído, que é responsável pelo seu sabor e aroma. Além disso, este elemento impede a liberação de ácido araquidônico, um ácido graxo inflamatório. Isso faz com que a canela seja eficaz para reduzir a inflamação causada por doenças como artrite.

Misture 1 xícara de água quente com 2 colheres de chá de mel e 1 colher pequena de canela em pó. Beba essa mistura uma vez pela manhã e uma vez à noite.

5 – Óleos essenciais

Aromaterapeutas acreditam que determinados óleos apresentam qualidades analgésicas, e muitos deles são recomendados para dores articulares. Adicione um óleo essencial a um óleo de base, ou “carreador” (cerca de 2 a 3 ml de óleo essencial) em 30 ml de óleo de base, como de amêndoa, oliva ou girassol) e use em massagens ou compressas.

Outra opção é adicionar algumas gotas (porém não mais do que 10) ao banho. Experimente os óleos de eucalipto, benzoína, camomila, lavanda, zimbro ou alecrim. Acredita-se também que os óleos de pimenta-do-reino, manjerona e gengibre melhoram a circulação.

Remédios naturais

6 – Remédios naturais para dores nas articulações: Folha de repolho

O repolho tem sido usado como um remédio popular durante séculos para aliviar a dor nas articulações. A apigenina, um composto flavonoide presente nele, contém excelentes propriedades anti-inflamatórias.

A eficácia dessa solução caseira foi comprovada por um estudo realizado em 2016, que demonstrou que envolver as folhas de repolho nas partes afetadas pode ser eficaz no tratamento da osteoartrite.

Remova o talo duro das folhas de repolho e pressione-as com um objeto firme, para liberar seus sucos. Enrole-as em papel alumínio e coloque-as no forno por alguns minutos para aquecê-las. Não deixe queimar.

Depois, enrole as folhas quentes de repolho em torno das articulações e mantenha-as no lugar, envolvendo-as com uma faixa ou atadura auto-aderente. Cubra tudo com plástico ou papel alumínio para manter o calor. Deixe ficar assim por pelo menos 1 hora. Para maior eficácia, recomenda-se deixar agir durante a noite toda.

7 – Alfafa

A planta de alfafa, como muitas outras ervas antigas, oferece muitos benefícios para a saúde. É um dos melhores remédios à base de ervas existentes no mercado para dor nas articulações, dor nas costas e artrite inflamatória, porque contém muitos minerais, vitaminas, e outros nutrientes que desempenham um papel muito importante na força, no crescimento dos nossos ossos e na manutenção da saúde.

Você pode preparar um chá de ervas. Use partes iguais de folhas de alfafa, framboesa vermelha e hortelã. Adicione 1 colher de sopa desta mistura a aproximadamente 230 mililitros de água fervente e deixe ferver por cerca de 5 minutos antes de beber.

Gostou das dicas e quer receber mais conteúdos de saúde? Então, entre para nossa lista VIP e aprenda muito mais!