Conheça Os Benefícios Do Pilates Para a Sua Saúde

Pilates

Chamado primeiramente de “contrologia”, o pilates é um tipo de atividade física que busca o controle do músculos do corpo, fortalecendo a musculatura e melhorando seu tônus, além de conferir maior flexibilidade ao corpo.

Hoje, alguns médicos a consideram uma forma de terapia, por ser um exercício individualizado.

A técnica é mais próxima a um exercício de força e é conhecida por melhora do contorno corporal, além de trazer mais força, ajustar a postura e melhorar a musculatura do centro do corpo, chamada de core.

Criada pelo alemão Joseph Hubertus Pilates (1883-1967) por volta de 1900, a técnica oferece muitos benefícios para o corpo e a mente, atendendo a necessidades de públicos bem distintos, como atletas, bailarinos, idosos, gestantes e pessoas em reabilitação.

O método não é um conjunto de exercícios prontos e generalizados. Ele consiste em observar o seu aluno e perceber quais são suas necessidades e assim adaptar os exercícios para alcançar o resultado necessário.

Benefícios do pilates

O Pilates é um ótimo aliado para a melhoria da saúde. Ele facilita a prevenção de doenças e a reabilitação física, auxilia no desenvolvimento do equilibro e coordenação, especialmente para os idosos. Oferece uma forma de exercício excelente e segura para mulheres grávidas, além de contribuir para a recuperação do corpo após o parto.

Listamos alguns dos principais benefícios do pilates.

Melhora a postura

Pilates coloca muita ênfase no alinhamento adequado durante o exercício. Isso torna o praticante mais consciente de seu corpo e da posição correta em todos os momentos do dia a dia.

Aumento da resistência física

Como dito anteriormente, os exercícios de Pilates trabalham vários músculos do corpo ao mesmo tempo, indo desde músculos que você nunca trabalhou até aqueles que estamos acostumados a fortalecer nas atividades do dia a dia.

Ajuda pessoas que têm dor nas costas

Além de poder ser um grande aliado dos fisioterapeutas no tratamento das pessoas com lesões nas costas ou quaisquer condições graves (como hérnia de disco ou graves desvios posturais).

O pilates também pode contribuir muito para o alívio das dores nas costas causado por um estilo de vida sedentário, rigidez muscular e tônus ​​muscular.

Controle

O controle do movimento visa um padrão suave e harmônica sempre se concentrando no exercício proposto assim visando aprimorar a coordenação motora e evitando contrações musculares desnecessárias.

Incremento da flexibilidade

Os exercícios voltados para este benefício são aqueles que enfatizam o alongamento global do corpo. Trabalhando a extensão de músculos e articulações, percebemos mudanças positivas em atividades como amarrar os sapatos e vestir as calças, por exemplo.

Pilates

Combate ao estresse

Os exercícios contemplam uma ordem específica  que obedece a um ritmo respiratório e que exige concentração. Por isso, ao longo do curso, os praticantes adquirem um poder maior de controle sobre o corpo, o que possibilita lidar melhor com situações de estresse, ansiedade e nervosismo.

Melhora a respiração

O indivíduo que tem estresse ou ansiedade constante interrompe a respiração normal, gerando um bloqueio no músculo do diafragma. Como o pilates trabalha a musculatura respiratória, ele é capaz de ensinar novamente essas pessoas a respirar. O que é feito pela associação dos exercícios a um tempo preciso de inspiração e expiração.

Mais prazer na relação sexual

O pilates trabalha bastante a musculatura do assoalho pélvico, tendo como benefício indireto a possibilidade de ter mais prazer durante o sexo, principalmente no caso das mulheres.

O pilates trabalha bastante a musculatura do assoalho pélvico, tendo como benefício indireto a possibilidade de ter mais prazer durante o sexo, principalmente no caso das mulheres.

Pilates

Ajuda pessoas que têm dor nas costas

Além de poder ser um grande aliado dos fisioterapeutas no tratamento das pessoas com lesões nas costas ou quaisquer condições graves (como hérnia de disco ou graves desvios posturais), o pilates também pode contribuir muito para o alívio das dores nas costas causado por um estilo de vida sedentário, rigidez muscular e tônus ​​muscular.

Alívio de tensões

Por focar na respiração e na concentração na hora de executar um movimento, o pilates pode ajudar na redução do estresse. Esse benefício é incrementado pelo ambiente em que o exercício é realizado: normalmente salas tranquilas e com som ambiente agradável e calmo.

Ajuda você a encontrar o seu equilíbrio interior e se livrar da ansiedade

Um estudo recente descobriu que a simples prática de exercícios para o equilíbrio (como pilates) pode resolver problemas de ansiedade.

pilates

Melhora o desempenho na corrida

Pode até não parecer, mas a corrida é uma atividade que exige técnica. Realizá-la sem estar preparado ou de maneira incorreta pode causar diversas lesões no praticante, e é nesse ponto que o pilates pode ser de grande ajuda.

Por meio da reeducação da respiração e da concentração adquiridas no método, correr pode se tornar uma atividade mais prazerosa e com resultados mais rápidos. Além disso, a consciência corporal desenvolvida no pilates auxilia o equilíbrio do corredor e o alinhamento do corpo.

Gostou das dicas e quer aprender mais sobre como manter a saúde e o bem-estar? Então, entre para nossa lista VIP e tenha conteúdos exclusivos.