Conheça Os Principais Erros Nos Cuidados Com a Pele Do Rosto

Pele Do Rosto

Em busca de uma pele do rosto impecável e atraente, estabelecemos uma rotina de cuidados e tentamos segui-la com dedicação, na esperança de obter os melhores resultados.

Embora tenhamos as melhores intenções ao planejar nosso regime, às vezes prejudicamos nossa saúde sem nem mesmo saber disso.

Por exemplo, segundo alguns dermatologistas, muitas mulheres nem sequer hidratam a pele todos os dias, o que é um erro gravíssimo, porque a falta de umidade não só leva ao desenvolvimento de mais rugas, como pode causar acne e descamação.

Ações básicas como lavar, tonificar, hidratar e nunca deixar de aplicar filtro solar já são capazes de proporcionar uma aparência mais bonita e, principalmente, mais saudável.

Conheça os principais erros que as pessoas cometem que prejudicam a pele:

Para ter uma pele do rosto bonita não usar protetor solar para o rosto

Para quem tem a pele oleosa sempre pensa duas vezes antes de aplicar diversos produtos no rosto com receio da pele ficar ainda mais brilhosa e com uma textura pesada ao longo do dia.

Então, o protetor solar é um dos primeiros a serem abolidos da rotina de cuidados, mas deixar de aplicá-lo todos os dias pode se tornar prejudicial à pele.

Mesmo fora da praia e da piscina, os raios ultravioletas afetam a pele, além de estimular as glândulas sebáceas, deixando-as propensas a espinhas. A dica para essas mulheres é procurar uma fórmula de filtro solar específica para o rosto, que tenha toque seco e seja “oil-free”, ou seja, livre de óleos em sua composição.

pele do rosto

Usar muito esfoliante facial

Em vez do esfoliante, que pode prejudicar a camada superior da epiderme, prefira produtos com ácidos, que suavemente retiram a sujeira e as células mortas.

Dormir de maquiagem prejudica a pele do rosto

Dormir de maquiagem é um dos maiores erros nos cuidados com a pele! É que os produtos de maquiagem podem se acumular e obstruir os poros do rosto, evitando que eles respirem e façam a renovação celular da cútis.

Além disso, os resquícios de maquiagem podem entupir esses buraquinhos do rosto, causando as tão temidas espinhas. Dormir de maquiagem também pode deixar a pele seca, principalmente as áreas das bochechas, testas e redor da boca, abrindo espaço para a criação de linhas finas e rugas.

Calor excessivo pode afetar negativamente a pele do rosto

Especialmente no inverno, banho frio é algo que fica fora de cogitação para muitas pessoas. O uso de água muito quente, porém, é prejudicial, seja para lavar o rosto, corpo ou cabelos. Ela aumenta a oleosidade e piora o ressecamento. Na dúvida, deixe o chuveiro no morno.

Manipular lesões

Não se deve manipular ou cutucar qualquer lesão que apareça na sua pele. Lembre-se, o ato que cutucar  favorece infecções secundárias e aparecimento de manchas no local. Em caso de aparecimento de lesões ou feridas na sua pele, procure seu dermatologista.

pele do rosto

Não aproveitar produtos multifuncionais, como o BB Cream

Vale apostar nos itens que sejam multifuncionais, ou seja, são perfeitos para mais de uma função.

O BB Cream, por exemplo, é uma espécie de base de maquiagem com textura leve, que contém fator de protetor solar e ajuda a controlar o brilho do rosto, além de levar componentes hidratantes em sua composição.

Outro produto que pode agilizar a rotina de beleza das donas de pele oleosa é a água micelar. Além de remover a maquiagem ainda ajuda a purificar o rosto e deixar a pele mais sequinha, sem precisar enxaguar depois.

Não usar hidratante

Muito se engana quem pensa que tem a pele oleosa e por isso não precisa de hidratação. Muitas vezes a pele reage ao ressecamento produzindo mais óleo para suprir esse necessidade, o que gera o efeito rebote. Para cada tipo de pele, existe o hidratante ideal.

Não usar um sabonete ou gel de limpeza profunda para a pele do rosto

Não ter um sabonete ou gel de limpeza específico para pele oleosa é um dos grandes erros na hora dos cuidados de beleza.

Então, assim como os produtos para peles secas precisam ser mais hidratantes, os para a pele oleosa precisam fazer uma limpeza profunda todos os dias. Esses produtos promovem adaptação e controle do óleo com uma ação anti acne para evitar as espinhas e cravos.

pele do rosto

A dica básica é nunca deixar de usar o sabonete ou gel todos os dias, ao acordar – para retirar a oleosidade que a pele produziu durante a noite – e ao dormir, para acabar com todas as impurezas acumuladas durante o dia.

Lavar o rosto com sabonete corporal

Um erro que muita gente comete é lavar o rosto com sabonete corporal, aquele que usamos no banho mesmo. O que acontece é que esse tipo de sabonete é mais adstringente e agressivo para a pele do rosto, que é mais sensível e fina.

Ao usar o sabonete corporal na face, o produto pode ressecar e descamar a cútis, deixando o rosto desprotegido e com um aspecto envelhecido.

Gostou das dicas? Gostaria de receber mais informações sobre beleza e cuidados, basta acessar o link aqui em baixo.