Até mesmo uma das celebridades mais conhecidas e seguidas do mundo precisa de uma ajudinha na hora de perder peso. A socialite Kim Kardashian conseguiu perder 30 kg após a gravidez de seu segundo filho graças a Dieta Atkins.
Então, vamos conhecer mais sobre essa dieta. Criada em 1970 pelo médico cardiologista Robert Atkins, a Dieta Atkins é uma das mais famosas no mundo. Essa dieta tem um princípio básico bastante simples: a restrição severa no consumo de carboidratos, aliada ao consumo maior de proteínas e gorduras saturadas, vindos de alimentos de origem animal. Por isso, na dieta Atkins existe o grande consumo de: carnes, ovos, peixes e frutos do mar, queijos amarelos e embutidos.
Nessa dieta não há restrição de calorias e a pessoa pode comer a quantidade que quiser dos alimentos que não sejam carboidratos, ou seja, carnes, embutidos, bacon, queijos amarelos e ovos.
Na verdade, a Dieta do Dr. Atkins emagrece muito e rapidamente. A perda de peso não ocorre pela suspensão dos carboidratos como proposto por ele e sim porque essa dieta é muito monótona e a grande quantidade de proteínas que ela possui induz à saciedade, fazendo com que as pessoas comam poucas calorias.
As pessoas que seguem esta dieta não consegue comer muita carne e ovos sem arroz ou outro carboidrato. Outros alimentos não incluídos na dieta são: não conseguem comer presunto e queijo, em grandes quantidades, sem pão.
Pontos positivos da Dieta Atkins
- As proteínas são nutrientes de digestão lenta, o que pode contribuir para prolongar a sensação de saciedade.
- Não há limitação de quantidade de alimentos a serem consumidos, somente os tipos de alimentos são restritos.
- Redução de peso em curto prazo, mas não necessariamente de gordura, ocorre perda de massa também.

Pontos negativos Dieta Atkins
- O consumo drasticamente limitado de carboidratos, ingestão abaixo do recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) que são de 55 a 75{061dd90141ff1ed7d0d9cd4bcf96fe49a8c6d51a13db3fbd41d2f56d9e40128d} das calorias totais do dia. Então, o organismo tende a converter gordura em energia acarretando a liberação de corpos cetônicos, componentes que em altos níveis podem ser prejudiciais às células, além de causar mau hálito.
- Os adeptos da dieta também ficam expostos a quadros de tonturas, fraqueza e desmaios, e frequentemente são acometidos por constipação intestinal devido ao baixo consumo de fibras.
- Além disso, em virtude do grande consumo de alimentos proteicos, a quantidade de gorduras saturada e colesterol é elevada ao ponto de contribuir para aumentar os níveis de colesterol ruim (LDL – colesterol) e favorecer a ocorrência de problemas cardiovasculares.
As 4 fases da Dieta Atkins
O plano alimentar desse regime é dividido em 4 fases, com duração de 14 dias cada uma. São elas: indução, perda de peso continuada, pré–manutenção e manutenção. Então, vamos falar de cada uma separadamente agora.
Fase 1 – Indução
A fase de indução dura duas semanas, e nela é permitido o consumo máximo de 20 gramas de carboidratos por dia.
Nesta primeira fase, a pessoa vai seguir uma dieta alta em gordura e proteína, com alguns poucos vegetais e folhas verdes. Por isso, a perda de peso inicial é bem acelerada.
Na Indução não são permitidas frutas, pães, cereais, verduras ricas em amido, e outros produtos lácteos que não queijo, creme de leite, ou manteiga.
Alimentos Permitidos
- Peixes
- Aves
- Frutos do mar (ostras e mexilhões possuem carboidratos, coma moderadamente)
- Carnes
- Ovos
- Vegetais
- Ervas, especiarias, temperos
- Queijos
- Óleos e Gorduras

Fase 2 – Perda De Peso Continuada
Após a indução, é possível começar a adicionar um pouco mais de vegetais e um pouco de fruta na sua dieta, mantendo-se dentro do limite de 40-60 gramas de carboidratos por dia.
A fase 2 dura até você atingir o peso desejado.
Alimentos Permitidos
- Laticínios
- Nozes e Sementes
- Frutas com pouco açúcar
- Sucos
- Alimentos processados
Fase 3 – Pré Manutenção
Quando atingir o peso desejado, você pode ir acrescentando mais frutas e outros carboidratos, desde que se mantenha abaixo do limite de 70g por dia.
A ideia da fase 3 é testar e variar a quantidade de carboidratos consumidos diariamente. Por isso, o objetivo é você descobrir o ponto de equilíbrio entre a quantidade de carboidratos que consome e a manutenção do seu peso.
Se, por exemplo, você consome 70g de carboidratos por dia e nota que começou a engordar, então você passa a consumir 65g por dia e vê como o corpo reage. Se ainda assim estiver engordando, você retira mais 5g por dia e vê o que acontece.
A fase 3 dura até você descobrir a quantidade de carboidratos que mantém seu peso estável.
Alimentos Permitidos
- Vegetais ricos em amido
- Grãos
- Frutas
- Além de todas as comidas das fases 1 e 2

Fase 4 – Manutenção
Aqui na fase 4, você vai poder consumir a quantidade diária de carboidratos que mantenha seu peso estável (conforme você descobriu na fase 3). Esta etapa é mais que uma dieta, é um estilo de vida.
A fase 4 dura indefinidamente.
Alimentos Permitidos
- Todos das fases anteriores
- + Alimentos à Base de Trigo: pães, bolos, tortas, massas em geral.
Gostou da materia e quer saber mais sobre como perder peso? Então, entre para a lista VIP e receba conteúdos exclusivos!
