Como Tratar a Queda De Cabelo Em Mulheres

Queda De Cabelo

A queda de cabelo é um problema comum e que atinge milhões de homens e mulheres em todo o mundo. Em primeiro lugar é fundamental que se faça uma distinção entre queda de cabelo e calvície.

Homens, em geral, são os mais afetados pela calvície ou alopecia androgenética, embora muitas mulheres também sofram deste problema. A calvície é a falta de cabelos na cabeça e inúmeros fatores podem causar perda dos cabelos. Dependendo da causa, há maneiras diferentes de lidar com o problema.

A perda de cabelo é uma queixa mais comum entre as mulheres e, quando patológica, tem diversas causas, como por exemplo doenças da tireoide, deficiência de ferro, amamentação, doenças infecciosas e autoimunes, entre outras. A causa exata da perda de cabelo vai determinar a quantidade de cabelo perdido, a velocidade com que isso acontecerá e que locais do corpo sofrerão mais com a perda de fios.

Causas da Queda de cabelo

Você sabia que é normal perder cerca de 100 fios de cabelo por dia? De acordo com dermatologistas, essa é a média considerada comum, pois os fios possuem um ciclo de crescimento e queda natural. Porém, ultrapassar essa quantidade pode significar que toda a sua estrutura capilar está fragilizada, desde a raiz até as pontas, por isso a atenção deve ser redobrada.

Queda De Cabelo

Vários fatores afetam os cabelos, levando-os a cair. Alguns podem ser pontuais resultando na queda capilar mais acentuada por um determinado momento, como:

  • Pós-cirurgia;
  • Gestação;
  • Febre;
  • Infecções;
  • Doenças endocrinológicas, como as da tireoide.

Mesmo assim, a avaliação do dermatologista deve ser realizada.

Além dos procedimentos químicos também influenciarem na queda:

  • ausência de vitaminas no corpo;
  • alterações hormonais.

Utilizar o secador e chapinha com frequência também danificam os fios do cabelo, tornando-os quebradiços e, consequentemente, intensificam a queda.

Outro ponto são os traumas emocionais, como o estresse e a ansiedade, que implicam em uma grande perda de minerais e vitaminas fundamentais para o crescimento e saúde dos fios.

Se você está tomando alguns medicamentos fortes, eles também têm como consequência a queda dos cabelos, assim como o tabagismo e a ingestão de bebidas alcoólicas em grandes quantidades e com frequência.

Tratamento

O tratamento para queda de cabelo depende da sua causa e deve ser feito de acordo com a orientação do dermatologista, podendo ser feito por meio de:

Alimentação

Aumentar o consumo de alimentos ricos em ferro, zinco, ômega-3 e betacaroteno, por exemplo, pode diminuir e evitar a queda de cabelos, pois fortalecem e garantem a integridade do fio.

Melhorar a alimentação é fundamental para evitar a perda dos cabelos, sendo uma das opções de tratamento para a queda de cabelo no pós parto, durante a terapia de reposição hormonal, infecções e doenças acompanhadas de febre alta, traumas físicos ou emocionais, pós-operatório, doenças da tireoide, deficiências nutricionais ou dietas muito restritivas.

Queda De Cabelo

Suspensão de medicamentos

Alguns medicamentos tem como um dos efeitos colaterais a perda de cabelo, como a varfarina, heparina, carbimazol, vitamina A, lítio e anfetaminas, por exemplo. Por isso, a melhor forma de tratar a perda de cabelo causada pelo uso desses medicamentos é suspender o medicamento e substituir por outro que não possua o mesmo efeito colateral de acordo com a orientação médica.

Transplante de cabelo

O transplante de cabelo é uma das opções de tratamento para a calvície masculina, pois é um procedimento cirúrgico em que há a retirada de cabelo de uma determinada área, geralmente nuca, peito ou costas, e implantação na área que não há cabelo. Entenda como é feito o transplante de cabelo.

Uso de antifúngicos

Normalmente o uso de antifúngicos quando a perda de cabelo está relacionada com a presença de fungos, causando micose ou tinha, por exemplo. O dermatologista geralmente recomenda o uso de comprimidos de griseofulvina ou terbinafina, além de shampoo de selênio a 2,5{061dd90141ff1ed7d0d9cd4bcf96fe49a8c6d51a13db3fbd41d2f56d9e40128d} ou de cetoconazol.

Aloe vera

A babosa, ou Aloe vera, é um excelente hidratante, por isso que ela é usada em tantos produtos e em tratamentos caseiros. Essa hidratação ocorre sem ocluir o folículo piloso, por isso pode sim ajudar na perda de cabelo se houver déficit na hidratação do couro cabeludo. Caso a queda seja derivada de outros motivo, a ação será diferente.

Queda De Cabelo

Medicamentos para queda de cabelo

A perda de cabelo pode ter diversas causas, de modo que o tratamento varia de acordo com o diagnóstico estabelecido pelo médico. Por isso, somente um especialista capacitado pode dizer qual o medicamento mais indicado para o seu caso, bem como a dosagem correta e a duração do tratamento. Os medicamentos mais comuns no tratamento de queda de cabelo são: Avicis, Betatrinta, Finasterida e Pantogar.

Tratamentos caseiros para queda de cabelo sem comprovação

Existem alguns tratamentos caseiros para perda de cabelo que envolvem aplicação de produtos no couro cabeludo que não tem comprovação científica, e por tanto não há como garantir sua eficácia. Os tratamentos caseiros são: Creme de amoreira, Abacate, Suco de alho, Ovo, Óleo de coco e Óleo de amêndoas.

Quer aprender mais sobre como cuidar dos cabelos? Então, clica aqui embaixo e venha descobrir várias dicas excelentes!