Câncer De Pênis: Saiba Como Evitar Está Doença Que Atinge Milhares De Homens Todos Os Anos

Câncer De Pênis

O câncer de pênis é um tumor raro, com maior incidência em homens a partir dos 50 anos, embora possa atingir também os mais jovens. Está relacionado às baixas condições socioeconômicas e de instrução, à má higiene íntima e a homens que não se submeteram à circuncisão (remoção do prepúcio, pele que reveste a glande – a “cabeça” do pênis).

O estreitamento do prepúcio é um fator de predisposição ao câncer peniano. Estudos científicos também sugerem a associação entre infecção pelo vírus HPV (papilomavírus humano) e o câncer de pênis.

No Brasil, esse tipo de tumor representa 2{061dd90141ff1ed7d0d9cd4bcf96fe49a8c6d51a13db3fbd41d2f56d9e40128d} de todos os tipos de câncer que atingem o homem, sendo mais frequente nas regiões Norte e Nordeste.

Causas do câncer de pênis

A causa exata da maioria dos cânceres penianos não é conhecida. Contudo, existe uma série de condições que podem estar associadas a esse tipo de câncer. Há uma forte associação entre a presença do prepúcio e o surgimento do câncer de pênis.

Outros fatores etiológicos conhecidos são: higiene genital precária, presença de fimose, infecção viral por HPV, exposição à radiação UV, tabagismo, balanite obliterante e líquen crônico.

Condição socioeconômica também é uma variável associada à incidência aumentada de câncer de pênis. O risco é 43{061dd90141ff1ed7d0d9cd4bcf96fe49a8c6d51a13db3fbd41d2f56d9e40128d} maior entre homens residentes em países com mais de 20{061dd90141ff1ed7d0d9cd4bcf96fe49a8c6d51a13db3fbd41d2f56d9e40128d} da população abaixo da linha da pobreza, comparados àqueles países com menos de 10{061dd90141ff1ed7d0d9cd4bcf96fe49a8c6d51a13db3fbd41d2f56d9e40128d} dos homens abaixo desta linha.

Além disso, há relatos de associação familiar com esse câncer. Alguns estudos científicos demonstraram risco de 2 a 17 vezes maior de apresentar a doença em filhos de portadores de câncer de pênis, entretanto nenhuma alteração genética foi identificada como responsável até o momento.

câncer de pênis

Fatores de riscos comuns que podem levar ao câncer de pênis são:

  • Fimose;
  • Ausência de circuncisão;
  • Doenças sexualmente transmissíveis;
  • Tabaco;
  • Trauma genital;
  • Úlceras genitais

Sintomas

Os principais sinais e sintomas desse câncer são feridas o úlcera persistente. Além desses sintomas, podem aparecer, também:

  • tumoração na glande (cabeça do pênis);
  • secreção branca (esmegma);
  • tumoração no corpo do pênis;
  • aumento anormal do tecido da cabeça do pênis.
  • tumoração na pele que cobre a cabeça do pênis;

No surgimento de qualquer uma dessas manifestações clínicas, é fundamental procurar ajuda médica imediata para evitar possíveis complicações.

Tratamento para câncer de pênis

O tratamento depende da extensão local do tumor e do comprometimento dos gânglios inguinais (ínguas na virilha). Atualmente, o câncer de pênis é tratado com cirurgia, radioterapia e quimioterapia. A cirurgia é o tratamento mais frequentemente realizado para controle local da doença.

Se o câncer encontrado for pequeno e não tiver se espalhado, o tumor pode ser tratado sem ter que remover uma parte do pênis. No entanto, se o câncer é encontrado em um estágio mais avançado, parte ou todo o pênis pode ter que ser removido com o tumor.

câncer de pênis

O diagnóstico precoce é fundamental para evitar o crescimento desse tipo de câncer e a posterior amputação do pênis, que traz consequências físicas, sexuais e psicológicas ao homem.

Por isso, quanto mais cedo for iniciado o tratamento, maiores são as chances de cura.

Prevenção

Para prevenir esse câncer, é necessário fazer a limpeza diária do órgão com água e sabão, principalmente após as relações sexuais e a masturbação.

É fundamental ensinar aos meninos desde cedo os hábitos de higiene íntima, que devem ser praticados todos os dias.

A cirurgia de fimose (quando a pele do prepúcio é estreita ou pouco elástica e impede a exposição da cabeça do pênis, dificultando a limpeza adequada) é outro fator de prevenção. A operação é simples e rápida e não necessita de internação. Também chamada de circuncisão, a cirurgia de fimose é normalmente realizada na infância.

câncer de pênis

Tanto o homem circuncidado como o não-circuncidado reduzem as chances de desenvolver esse tipo de câncer se tiverem bons hábitos de higiene.

A utilização do preservativo é imprescindível em qualquer relação sexual, já que a prática com diferentes parceiros sem o uso de camisinha aumenta o risco de desenvolver a doença. O preservativo diminui a chance de contágio de doenças sexualmente transmissíveis, como o vírus HPV, por exemplo.

Por isso, condições básicas de higiene são fundamentais para o cuidado da saúde, seja em homens, mulheres, crianças ou adultos. O uso simples de água e sabão pode evitar diversas doenças, entre elas o câncer de pênis.

Aprender sobre saúde é sempre importante. Gostaria de receber mais conteúdos sobre bem-estar? Então, entre para nossa lista VIP agora!