5 Dicas Para Melhorar As Dores Nas Articulações

Dores Nas Articulações

Dores nas articulações geralmente são causadas por inflamações, que podem ter inúmeras causas: febre, lesões e até artrite reumatoide, que é diagnosticada como uma possível resposta do sistema imunológico. Os sinais mais comuns da inflamação são dor, calor, inchaço, vermelhidão, rigidez e perda ou dificuldade de mobilidade.

Para ajudar com esses dores, separamos 5 dicas excelentes para ajudar a aliviar.

1 – Invista na prática de exercícios físicos para aliviar as dores nas articulações

Exercícios são essenciais para manter o bom funcionamento das articulações, já que promovem o equilíbrio e ajudam a controlar o excesso de peso. As juntas ficam mais flexíveis e têm as funções motoras preservadas quando o corpo está ativo. Mas, se você já sofre de dores nas juntas, só deve praticar atividades físicas com a recomendação e acompanhamento do seu médico.

A hidroginástica e a hidroterapia são indicadas para evitar impacto na articulação já comprometida. Fora da água, exercícios como pilates e RPG, além de alongar, estimulam a mobilização das articulações enrijecidas. A caminhada ajuda a aumentar a mobilidade dos membros inferiores e até dos superiores, se você puder movimentar os braços simultaneamente.

dores nas articulações

2 – Cuide de sua alimentação

Para evitar o consumo excessivo de remédios, existem algumas medidas que podem ajudar a evitar as dores nas articulações. Elas se referem principalmente ao hábito de manter uma alimentação saudável e balanceada.

Existem alimentos que têm propriedades anti-inflamatórias e podem contribuir bastante no combate de dores crônicas e sintomas relacionados aos problemas com as cartilagens das articulações. Tais itens também ajudam a melhorar a imunidade do corpo.

Veja quais são os alimentos que ajudam a conter e a diminuir esses sintomas tão incômodos:

  • alimentos ricos em vitamina E — nozes, gengibre, sementes, vegetais e folhas verdes;
  • azeite de oliva extravirgem;
  • iogurtes e leites fermentados — por serem ricos em probióticos;
  • suco de limão e laranja — por conterem oxidantes conhecidos como bioflavonoides do citrino, que têm efeitos anti-inflamatórios;
  • salmão, sardinha, atum, linhaça e chia — são ricos em gordura ômega-3;
  • cúrcuma ou açafrão — trata-se de um poderoso antioxidante.

3 – Para diminuir as dores nas articulações evite passar muito tempo sentado

As dores nas articulações se manifestam com mais frequência nas pessoas que passam muito tempo sentadas. Por outro lado, quanto mais você se movimenta, mais alonga os músculos, o que protege as articulações. E quanto mais as articulações são usadas, maior é a sua lubrificação e eficiência. Por isso, saia da cadeira várias vezes durante o dia. Ande, movimente-se e aproveite para se alongar sempre que possível.

dores nas articulações

4 – Procure por tratamentos fisioterápicos

A fisioterapia é uma ciência que desempenha um papel fundamental no tratamento das doenças relacionadas às articulações. Ela pode ser indicada todos os dias ou, pelo menos, durante três vezes por semana, conforme as queixas do paciente e seu quadro clínico.

O fisioterapeuta trabalha fortalecendo os ligamentos e tendões, aliviando, assim, as dores nas articulações. As técnicas e os tratamentos utilizados por esse profissional são diversos, incluindo:

  • crioterapia — uso de compressas de gelo ou de calor;
  • eletroterapia — aplicação de aparelhos como ultrassons, magnetoterapia, iontoforese etc.;
  • terapia manual — alívio da dor com massagens e mobilizações;
  • cinesioterapia — fortalecimento muscular por meio de hidroterapia e exercícios de resistência feitos com pesos pequenos.

5 – Faça massagens

Nada como uma boa massagem para relaxar a musculatura e as articulações e liberar a tensão muscular. Além disso, ela proporciona uma agradável sensação de revigoramento e tem efeitos muito positivos, principalmente se for feita por um profissional. Mas você também pode fazer uma automassagem, ou pedir para alguém ajudar.

Gostou do conteúdo e quer mais dicas de saúde? Então entre para nossa lista VIP clicando no link aqui embaixo.